O livro didático(...) tem sido apontado como o grande vilão do ensino no Brasil. Diante dos grandes problemas educacionais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do baixo desempenho dos alunos em testes padronizados, muitos educadores apontam o livro didático como o grande obstáculo a impedir mudanças significativas nas salas de aula. Alguns chegam a afirmar que ele deve ser simplesmente retirado do alcance do professor para que as mudanças possam de fato ocorrer”. Nélio Bizzo (1999).
Você concorda com essa afirmação de Bizzo?
Analise o uso do livro didático na sua prática pedagógica. Reflita sobre como você utiliza o livro texto.
Deixe sua contribuição sobre sua utilização em sala de aula.
Abraços
Ilza/ Sandra/ Jefferson
Equipe gestora
...Penso que o livro didático é instrumento indispensável na vida dos professores, mesmo no mundo tecnológico em que vivemos, pois apesar de todas as mídias existentes, ele ainda é nosso grande auxílio no preparo e no desenvolvimento de aulas. As mídias atuais realmente ajudam e muito. Mas daí à abolir o uso dos livros didáticos... Há um longo caminho à percorrer em termos de possibilidades e tecnologias.
ResponderExcluirNão,não concordo porque eu vejo o livro didático como uma ferramenta pedagógica que auxilia o professor na sala de aula. É claro que o professor não pode se pautar apenas nele, mas ajuda bastante ter um apoio como esse, uma vez que precimos trabalhar com uma diversidade textual e que muitas vezes a escola não dispõe de recursos como xerox, por exemplo, e outros.
ResponderExcluirRosângela Aliaga
Concordo plenamente com o comentário da Profª Sônia, pois o livro é uma ferramenta muito importante, apesar das novas tecnologias estarem tentando substituir os livros didáticos.
ResponderExcluirVanessa
ResponderExcluirAté certo ponto concordo com Bizzo, pois ficamos presos a concepções e estratégias que o livro fornece, mas na contramão estamos nós professores, sem saber utilizar os recursos a nosso favor. Algumas aulas minhas eu preparo com o auxílio do livro didático de Dante que apresenta contextualizações e leva o aluno a pensar criticamente, mas nem todos os livros são assim. O caderno do aluno traz essa nova concepção, mas estamos caminhando devagar, é uma nova estratégia e como tal demora apresentar resultados. Acredito que brevemente não teremos mais livros didáticos, o mundo se renova todo dia. Toda informação que precisamos está ao alcance dos dedos.
O livro didático deve auxiliar o trabalho do professor e se tornar mais um material de pesquisa nas mãos dos alunos, dessa maneira só acrescentará no resultado. Para que seja totlamente eliminado nossas escolas deverá ser adaptada de outras novas tecnologias oferecendo meios de pesquisas a todos e sabemos que isso não ocorre tão rápido como a evolução tecnológica.
ResponderExcluirNão concordo com Bizzo. Não acredito que os problemas da educação seriam resolvidos pela ausencia (e tambem pela presença do livro). A aprendizagem não acontece unicamente com o livro didático. Os problemas são mais estruturais.
ResponderExcluirTrazendo a discussão para uma outra linha, refletindo sobre o assunto, penso que a forma como esta posta a distribuição dos livros didáticos, não são unicamente as causas, mas trazem problemas para a Educação e deve ser revista. O volume dos livros são descontrolados. Existe um grande desiquilibrio. Muitos livros sobrando nas prateleiras da biblioteca...e livros faltando nas salas de aulas.
ResponderExcluirEx. Conclui a Unidade II de Sociologia com estudantes do EM na primeira semana de agosto; até segunda feira, a unidade III não havia chegado).
O que era para ser um instrumento passa ser um impedimento.
Não concordo, pois o livro é indispensável no aprendizado, complementando o trabalho do professor.
ResponderExcluirNão concordo com Bizzo. Mesmo com tantas fontes de informações nos dias atuais. O livro é um auxílio para o professor e o aluno em sala de aula, indispensável para quem tem o difícil acesso a internet e para quem tem o prazer de apreciar um bom livro, mesmo com tantas inovações, o conteúdo é sempre abordado, voltado para a atualidade.
ResponderExcluirO livro didático ajuda muito, mas acho que o professor não deve ficar somente no uso do livro didático pois os meios tecnológicos é riquissimo em conteúdos principalmente a internet, onde abre inumeras portas mostrando diferentes formas de conhecimento principalmente áudio visuais onde nossos alunos tem mais facilidade de aprender.
ResponderExcluirAtailton Andrade Santos
O livro didatico nos auxilia nas atividades que realizamos em sala de aula,mas precisamos utilizar mais em nossas aulas o uso de recursos tecnologicos que com certeza,ira enriquecer muito mais os conteudos apresentados aos nossos alunos.
ResponderExcluirO livro didático ainda é fundamental, pois a situação real do Brasil, é que nem todos os alunos e professores tem acesso as novas tecnologias. No momento o livro didatico mostra ser o meio mais disponivel e confíavel para ensino.
ResponderExcluirPode ser que em alguns anos, as novas tecnologias estejam acessiveis a todos e, só então será possível pensar em abolir o livro didatico da sala de aula.
acredito que o livro didático tem a função de auxiliar o professor, portanto não deve ser a única ferramenta a nortear o seu trabalho.
ResponderExcluirsimone cruz
Lucia Verneque
ResponderExcluirNão concordo, pois o livro não pode ser substituido pela midia. O livro didático é importante na vida, ele auxilia o professor e aluno.
O livro foi e continuará sendo uma grande ferramenta de trabalho para nos auxiliar no trabalho de ensino/aprendizagem. No entanto, não pode ser a unica fonte, pois com tanta tecnologia podemos desfrutar de outros materiais disponíveis que podem nos ajudar a realizar pesquisas, trabalhos escolares e ampliar nosso conhecimento.
ResponderExcluirNão concordo com Bizzo,pois ele tem a visão de escolas totalmente informatizadas,ou então com todo os recursos da multimidia,e escolas que não as possuem?E escolas que nem mesmo tem os livros?que na minha opinião,os livros servem de fonte de pesquisa, de apoio,já que no material didático adotado pelo Estado têm muitos assuntos fora da "realidade"dos alunos.Porisso que cada dia mais encontramos alunos com dificuldade na ortografia,na leitura e principalmente na interpretação,pois não querem mais que os alunos"pensem,pesquisem e escrevam",aí fica difícil...aí nos colocam a culpa,que nós não estamos preparados.....tá dificil...colegas professores..jane pontes
ResponderExcluirNa minha opinião, falta infraestrutura nas escolas, como sala de informática adequadas para que o professor possa fazer acontecer.
ResponderExcluirNão concordo com Bizzo, pois o livro didatico é fundamental como instrumento de pesquisa e leitura, as escolas ainda não estão preparadas para assumir a internet como principal fonte de aprendizagem.
ResponderExcluirConcordo em partes, pois as midias impressas e as midias tecnologicas devem caminhar lada a lado.
ResponderExcluirO livro didatico é insubstituivel, pois auxilia no processo de ensino aprendizagem de todos os educandos.
ResponderExcluirCida Motta disse
ResponderExcluirO livro didático nos auxilia e enriquece o conteúdo trabalhado em sala de aula,é um meio confiável que geralmente temos disponível durante nossas aulas.
Não concordo com a opinião do Bizzo, o livro didático é um dos instrumento fundamental para o ensino/apredizagem,ele pode passar por várias transfomações ao longo dos tempos, mas não perde seu valor.
ResponderExcluirLivro didático, usá-lo ou não usá-lo? Eis a questão.
ResponderExcluirO grande vilão ou mais um instrumento, que estando a disposição do professor serviria para enriquecimento das aulas. Diante do desenvolvimento tecnológico, DVDs, TVs de ultima geração, computadores dos mais diversos modelos, que atende aos gostos de muitas pessoas, fica o “coitadinho” do livro didático ainda sendo assunto para muitos psicopedagogos, doutores em educação e rodinhas de professores.
Como sabemos nas mãos de quem sabe trabalhar, uma pedra e uma barra de ferro transformam-se em ferramenta, não é o livro didático o vilão da historia e sim o tratamento que o professor dá a ele. Não podemos deixar de observar que vivemos em uma sociedade heterogênea, que o acesso a educação universalizou nestas ultimas décadas, que ainda existe o preconceito velado.
Estamos imersos em um universo cultural , religioso e étnico, diferente do quadro que se desenhava há algumas décadas, portanto o tratamento que se deve dar a alguns temas tem que levar em consideração estas mudanças. Do ponto de vista do livro ser mais uma ferramenta e não a única, faz com que o tenhamos como um aliado, mas não podemos esquecer que vivemos em um país de dimensões continentais, onde o acesso aos recursos midiáticos ainda é precário e que quando o livro didático chega, muitas vezes é o único instrumento que traz o conteúdo tratado de forma a ilustrada e atraente.
Não podemos também esquecer que a criança ou estudante precisa de ter o contato físico que o livro proporciona, sua textura, seu odor e colorido servem de estímulo para que o jovem pegue gosto em aprender o que está registrado naquele material.
Concordo com o uso do livro didático, sem medo de estar cometendo um “pecado”.
Penso que o livro didático não deve ser enxergado como o vilão da história no que se refere ao ensino. Creio que o livro deve ser enxergado como um instrumento de auxílio do professor no processo de ensino-aprendizagem. O que devemos debater é: "Como o livro didático está sendo utilizado pelo professor na sala de aula".
ResponderExcluirAlém disso o livro é um instrumento de ensino fundamental para as crianças, é praticamente o elo de ligação entre a criança e a escola.
Olá Pessoal
ResponderExcluirTenho a absoluta certeza que o livro didático não é o grande vilão,pois ele é uma ferramenta a mais no auxilio do professor.
até mais