terça-feira, 13 de março de 2012

Módulo III E IV Mídias na Educação

32 comentários:

  1. Com esse Curso vamos ampliar nossos conhecimentos...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a equipe da Oficina pela iniciativa, pois o curso Midias irá nos ajudar muito no dia a dia escolar. De minha parte pretendo dedicar um htpc mensal para multiplicar os conhecimentos adquiridos para os meus professores, tenho certeza de que vão gostar.
    À vocês deixo uma palavra: Os que ensinam os outros um dia, como estrelas no céu brilharão!
    Felicidades
    Deize Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero tbem parabenizar essa equipe de trabalho da oficina pedagógica! Muito valiosa essas horas de OT...nos ensina pra poder ensinar!!! Espero contar com a ajuda de vcs na divulgação dessa OT em minhas ATPC. Parabens à voces!!!
      Maria Félix

      Excluir
  3. Aprimorando, aprendendo, reaprendendo...
    Este curso irá nos ajudar muito em nossas escolas e também os nossos professores...

    ResponderExcluir
  4. Parabenizo o Núcleo Pedagógico pela multiplicação destes conhecimentos! Com certeza enriquecerão a nossa prática e, principalmente, as práticas de nossos professores!
    Celinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico pensando como trabalhar as informações da midia em uma escola que só tem um ponto de internet e mesmo assim temos dificuldades pra vencer os serviços de secretaria...mesmo assim farei o possivel para divulgar e estimular os professores atraves da explanação da OT recebida nestes dias para que o trabalho não seja em vão. Como vencer essa barreira mesmo estando no sno de 2012??? Desculpem se pareço desanimada, mas a situação e a realidade da minha escola é muito diferente de uma escola urbana, informatizada e ligada as redes sociais.

      Excluir
  5. Para que meus professores utilizem as redes sociais criaremos um grupo da Escola para postar atividades e recados. Só com a prática o professor vai se apropriar da utilização, para que possa estender também aos alunos. Romilda

    ResponderExcluir
  6. A REDE SOCIAL EM MINHA ESCOLA SERÁ PRIMEIRAMENTE CRIADO UM GRUPO NO FACEBOOK,COM A FINALIDADE DE TROCA DE EXPERIENCIAS EDUCACIONAIS E ESTAREMOS TROCANDO INFORMAÇÕES DE COMO UTILIZAR AS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NA EDUCAÇÃO....
    NELSON CARLOS SCHUAERHUBER

    ResponderExcluir
  7. No final do ano de 2011 já havíamos definido como meta a criação de um blog institucional para postarmos todos os materiais referentes a cursos de formação, OTs e tudo o mais referente a ações pedagógicas. Pois bem, neste ano darei início a esta meta com ações em HTPC, como por exemplo, realizar oficina de criação de blogs e facebooks. Os professores que já possuem facebook auxiliarão os que ainda não têm. O blog deverá ser pensado por todos e criado segundo os objetivos e orientações decorrentes do grupo.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente parabenizo o Núcleo Pedagógico pelo trabalho realizado nos dias 13 e 14 de março; trazendo um suporte para iniciarmos um trabalho de compartilhamento de conhecimentos sobre Mídias e Tecnologias, dentro das escolas!
    Para aproximar os professores do contato com as redes sociais, criaremos um grupo, no facebook, em nome da Escola Therezinha S. Passaro, onde serão compartilhadas fotos, comentários e projetos interdisciplinares realizados dentro da UE!
    Mônica Regina

    ResponderExcluir
  9. Para apresentar as redes sociais aos professores, primeiramente devo ter uma fala sobre a importância disso na sociedade atual e posteriormente acredito que criando um grupo da escola poderemos exercitar melhor isso como mais uma ferramenta.

    ResponderExcluir
  10. A minha escola já possui um blog, neste ano além do repasse do curso , a nossa intenção e revitalizar o blog e utilizar ainda as outras ferramentas como o facebook e twitter para dinamizar a nossa comunicação e com isso incentivar nossos alunos no uso correto das redes sociais .

    EE.Prof. João Pedro do Nascimento

    Deize Lara

    ResponderExcluir
  11. Aprendemos muito neste curso e, para multiplicá-lo em nossas escolas, pretendo passá-lo em forma de oficinas, onde cada professor levará seu notebook (se tiver), para os que não possuem, disponibilizaremos os computadores da escola. Os professores farão Textos com imagens no Word, farão Apresentações em Power Point,farão Vídeos em Movie Maker, criarã e participarão das Redes Sociais, como forma de interação entre eles, com os alunos e com o Núcleo Pedagógico. Como estratégias utilizaremos Oficinas, Multimídia, Vídeos,etc. Com estas orientações enriqueceremos a nossa prática e a de nossos professores.

    ResponderExcluir
  12. A escola já tem um blog,mas poucos professores sabem como utilizá-lo.De imediato acredito que vamos intensificar o trabalho com ele e fazer com que os alunos tenham um contato mais regular com essa mídia.Quanto as redes sociais faremos um levantamento de quantos alunos e professores a utilizam e de que maneira.Só então serão iniciada as orientações acerca da utilização das mesmas.Salete

    ResponderExcluir
  13. Vou primeiramente apresentar aos professores a importância da Rede Social em uma escola. Em seguida vou incentivar e ajudar os professores a criarem um facebook e a partir dai estar cobrando suas interações com os colegas e alunos no facebook.
    Sempre trocar experiências no face sobre o uso adequado das TICs na educação.
    PC Solange, escola Oswaldina Santos.

    ResponderExcluir
  14. Para trabalhar as Redes Sociais com os professores da EE. Professora Paulina de Morais, pretendo seguir as etapas abaixo:
    01 - Apresentar as Redes Sociais aos professores através de mídias que facilitem o seu reconhecimento;
    02 - Sensibilizar os professores para a necessidade do conhecimento pleno dessas Redes Sociais;
    03 - Apresentar/Sugerir as formas de exploração dessas Redes Socias para fins pedagógicos
    04 - Expor todos os recursos tecnológicos e de apoio pedagógico para uso do professor
    05 - Acompanhar as ações apresentadas/sugeridas com a finalidade de auxiliar o seu desenvolvimento.

    Luiz Carlos Barros de Oliveira - EE. Profª Paulina de Morais

    ResponderExcluir
  15. Vivendo, aprendendo, navegando e multiplicando, parabéns a todos os PCNPs.

    Plinio Adriano Menk

    ResponderExcluir
  16. Propor aos professores a criação de um facebook/blog da comunidade escolar onde todos poderão postar seus trabalhos, experimentos, projetos, reuniões entre outras atividades da escola e de seus alunos, mostrar a comunidade escolar que o uso das mídias pode e deve ser usado em favor da educação propor atividades/trabalhos onde o professor vai escolher um determinado tema para os alunos onde os mesmos possam fazer está atividade usando as ferramentas das quais ele achar necessário para a realização dessa tarefa depois da conclusão do trabalho postá-lo no facebook/blog/youtube para que haja a divulgação deste trabalho. DANILO/MONJOLADA

    ResponderExcluir
  17. - Durante a reunião de ATPC, a coordenação apresentará ao grupo docente o material fornecido pelos PCNPs.
    - Será realizada uma pesquisa sobre a importância das redes sociais na educação.
    - Criação da rede social "Facebook" para aqueles que ainda não possuem.
    - Interação das ferramentas da rede social.
    - Divulgação da página do Núcleo Pedagógico de Apiaí.
    - Divulgação do trabalho realizado pelo professor Adriano Biajone (Itaóca).


    EE Prof Jaime de Oliveira
    PC - Lúcia Helena G. Gomes Martinez

    ResponderExcluir
  18. Para enfatizar a utilização de Redes Sociais, que é uma ferramenta importante para interagir com nossos pares e com alunos, trabalharemos em ATPCs:
    - Um pouco de teoria sobre a história e importância das Redes Sociais;
    - Vídeos;
    - Oficinas para criação e participação no Facebook, para que aprendam os recursos que o mesmo oferece;
    Celinha

    ResponderExcluir
  19. Esses dois dias foram muito produtivos,aprendemos bastante.

    Parabéns ao núcleo pedagógico

    ResponderExcluir
  20. Plano de Formação- Redes Sociais

    - Utilização do material apresentado pelos PCNPs, durante os AHTPCs;
    - Criação de Facebook;
    - Divulgação dos blogs e sites interessantes das disciplinas;
    - Proposição de atividades que estimulem o uso das redes sociais;
    - Pesquisaa sobre a importância das redes sociais na educação;
    - Parceria de trabalho com professores da Unidade Escolar que já possuem domínio das redes sociais;
    -Utilização dos recursos tecnológicos no Plano de Ação da escola "Jornal Falado".

    Elizabeth Mendes

    Elias Lages

    ResponderExcluir
  21. Muito valiosa a OT recebida nesses dois dias,foram momentos de absorção de conhecimentos que consequentemente será repassada na escola.
    Momento proprício para pensar ações transformadoras que reflitam em nossa prática pedagógica.
    A escola que trabalho ainda não tem um blog, mas sairei daqui com idéias novas para pensar a possibilidade de desenvolver junto aos professores esse trabalho e como ação a criação de um blog e uma página no facebook.
    Desejo sucesso para todos e bom trabalho para nós.
    EE Comendador Toshimaro Kacuta.
    PC Erik P Costa

    ResponderExcluir
  22. Vamos multiplicar todos os módulos durante as HTPCs

    Plinio Adriano Menk

    ResponderExcluir
  23. Parabenizo a equipe da oficina pela brilhante iniciativa do qual tanto necessitavamos dessa atitude da DE, agradeço a oportunidade e estou na espectitiva para dar continuidade ao trabalho na utilização das mídias.Já possuimos um facebook da Unidade mas muito pouco utilizado pretendo intensificar sua utilização nas HTPCs e nas aulas vagas de alguns professores. Somos até que privilegiados pois temos uma sala belíssima de informática do qual utilizarei muito.Já temos um facebook e pretendemos expandir no realização de blogs de disciplinas específicas e uma maior utilização para solicitações de envios para divulgação de projetos pedagógicos, trabalhos experimentais em sala e extra sala além de comunicados da escola, da coordenação etc...
    Soraia da Silva Konesuk
    EE Nascimento S. da Silva

    ResponderExcluir
  24. Em primeiro lugar parabenizo a Núcleo Pedagógico pela inciativa, pois com as orientações torna-se possivel levar esclarecimento para os professores.

    Plano de Ação ( Redes Sociais )
    - Retomar com os professores o que significa Rede Sociais.
    - Promover momentos de reflexão.
    - Utilizar videos demonstrando as ferramentas das Redes Sociais.
    - Estimular o uso das Redes Sociais, em forma de oficinas.
    - Garantir momentos de contato direto com as ferramentas das Redes Sociais.
    - Intervir de forma positiva nos casos de resistência.

    Elisangela

    ResponderExcluir
  25. Acretido que o trabalho em nossa escola será direcionado como foi na diretoria( teória , prática, vidéos, textos e imagens.

    Aline - escola: PAULO FRANCISCO DE ASSIS

    núcleo pedagógico de Apiaí.

    ResponderExcluir
  26. Pretendo trabalhar em ATPC com meus professores, tentando ensiná-los, os que precisarem de meu auxilio, a participar das redes sociais, utilizando os videos disponibilizados pela Nucleo Pedagógico de Apiaí,fazendo com que eles percebam a importância destas tecnologias na pratica pedagógica...
    Bjs
    Ariane Cristina

    ResponderExcluir
  27. O uso das redes sociais é mais um recurso a ser usado para se garantir o processo aprendizagem de nossos alunos, visto que hoje a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e nós como mediadores de conhecimento temos que estar dispostos a aprender. A divulgação e uso desta tecnologia junto aos professores é o meu objetivo.
    PC keli

    ResponderExcluir
  28. Para FORMAÇAO DOS PROFESSORES em uso das Redes Sociais com os professores da EE. D. Herminia da Silveira Mello, devo apresentar a capacitaçao nas HTPCs, por módulos ou assunto, inciando pelo conhecimento das ferramentas p/ depois como usá-las:
    01 - Apresentar os equipamentos desde o ligar e desligar
    2- Apresentar as Redes Sociais aos professores através de mídias que facilitem o seu reconhecimento;
    3 - Sensibilizar os professores para a necessidade do conhecimento pleno dessas Redes Sociais;
    4 - Apresentar/Sugerir as formas de exploração dessas Redes Socias para fins pedagógicos
    5 - Expor todos os recursos tecnológicos e de apoio pedagógico para uso do professor
    6 - Acompanhar as ações apresentadas/sugeridas com a finalidade de auxiliar o seu desenvolvimento.
    7 - Capacitar funcionarios da escola, a disposicão p/ ajudarem na disposição dos equipamentos, como data show, notbook etc....
    Claudia-PCP- Escola Herminia

    ResponderExcluir
  29. Após ter recebido OT no Nucleo Pedagógico na DE de Apiai figuei muito motivada e pretendo repassar para os professores em ATPC para que eles utilizem as Redes Sociais com segurança,enriquecendo a aprendizagem em sala de aula.

    Marli Luiza.

    ResponderExcluir
  30. Para multiplicar os trabalhos dessa orientação pretendo chegar na escola Ambrosina , repassar as informações aos gestores para que juntos possamos iniciar os trabalhos de orientação do grupo de professores. Pretendo organizar meu trabalho da seguinte maneira:
    Ação de formação:
    -Repassar informações para colegas gestores;
    -Elaborarmos juntos pautas de trabalho para socialização ;
    -Apresentar aos professores os materiais que o Núcleo Pedagógico preparou, destacando a importância de todos no uso das novas tecnologias.
    _Promover oficinas e atividades que favoreçam o uso dos equipamentos que a unidade escolar dispõe;
    -Incentivar os professores a participar das redes sociais, com criação de emails , contas no facebook e quem sabe favorecer a criação do blog da nossa escola.
    -Promover palestras na escola sobre o uso seguro da internet, para que nossos alunos tenham orientação sobre o uso correto das novas tecnologias.
    É isso sempre que preciso procuro a ajuda dos colegas do Núcleo Pedagógico e espero poder contar com vocês em mais esta empreitada.
    Bom trabalho a todos!!!
    PC -Leila Salturato.

    ResponderExcluir